Notícias

Foto: Lucas Pontes

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lança à comunidade a IDE LAGEAMB – uma Infraestrutura de Dados Espaciais com referências geoespaciais para download gratuito. A iniciativa torna acessível dados espaciais inéditos e seus respectivos metadados, em especial do litoral paranaense – região em que o Laboratório possui atuação consolidada.

                                                                                                  13 de Abril de 2024

Foto: Terminal de Conteinêres de Paranaguá 

Obra é resultado de projeto realizado pelo Terminal e pela ONG MarBrasil, e traz dados sobre o monitoramento da fauna aquática no litoral paranaense        
                                                                                          09 de fevereiro
 de 2024

Foto: Superintendente Nilton Bezerra Guedes faz palestra direcionada aos grupos de trabalho do TED. Foto: Incra/PR

As equipes de bolsistas responsáveis pela execução dos trabalhos previstos no Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Incra e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), reuniram-se na terça-feira (31/10) para debater as atividades em andamento. O encontro ocorreu no Centro Politécnico da instituição de ensino, em Curitiba

Entenda o projeto  TED INCRA.
Acesse aqui                                                                03 de Novembro de 2023

Foto: Plural (Curitiba)

Pesquisa da UFPR analisou dois cenários para uma estimativa de 40 anos e considerou gastos com remoção de sedimentos na bacia do rio Jacareí

Entenda o projeto  TCP Jacareí
Acesse aqui                                                                        23 de Agosto de 2023

Foto: Globoplay                                                                          16 de Agosto de 2023

Foto: Equipe do Lageamb/UFPR

No dia 2 de agosto, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou os resultados de um estudo ambiental realizado na bacia do Rio Jacareí. A apresentação ocorreu na Sede Histórica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, contou com a presença dos pesquisadores da UFPR, equipes das prefeituras de Paranaguá e Morretes, representantes portuários, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e outros atores locais.

Entenda o projeto  TCP Jacareí

Acesse aqui                                                                         15 de Agosto de 2023

Foto: Globoplay                                                                          14 de Agosto de 2023

O resultado da pesquisa realizada pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB) mostra as vantagens da restauração florestal para a comunidade litorânea. “O trecho estudado no projeto engloba a Floresta de Mata Atlântica, que é semelhante em toda a Serra do Mar. Isto significa que a pesquisa pode dar soluções para outros trechos de deslizamento, como foi o caso que ocorreu em novembro de 2022, na BR-277, e gerou bloqueios e congestionamentos por vários meses”, afirma o geógrafo.

Entenda o projeto TCP Jacareí 
Acesse aqui                                                                                                                                                            04 de Agosto de 2023

Foto: Equipe do Lageamb/UFPR                                                                                                         

Entre os dias 14 e 16 de junho foram realizados os cursos de extensão “Documento Arquivístico: conceito e atributos” e “Princípios de Conservação de Documentos Arquivísticos em Suporte de Papel: teoria e prática”, ministrados pelos professores Diná Marques Pereira da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clarissa Moreira dos Santos Schmidt da Universidade Federal Fluminense (UFF) e André Vieira de Freitas Araújo (UFPR).  

Entenda o projeto 
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                                                                06 de Julho de 2023

Foto: Equipe do Lageamb/UFPR                                                         06 de Julho de 2023

Foto: Equipe do Lageamb/UFPR

No início do mês de junho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu a visita das professoras Diná Marques Pereira da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Clarissa Moreira dos Santos Schmidt da Universidade Federal Fluminense (UFF), que junto com professor André Vieira de Freitas Araújo, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, foram convidados pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB-UFPR) no âmbito do Programa TED INCRA UFPR para realizar uma visita técnica ao acervo documental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) nos municípios de Curitiba e Cascavel. 

Entenda o projeto 
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                           06 de Julho de 2023

Na última última segunda-feira (19), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciaram um mutirão de atendimento no município de Marmeleiro (sudoeste do Paraná). A ação prevê a supervisão ocupacional dos lotes de projetos de assentamentos do Programa de Reforma Agrária no Paraná.

Entenda o projeto 
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                                                                                                              22 de Junho de 2023

    Mutirão para regularização fundiária acontece até sexta-feira (23), no município de Marmeleiro.
Foto: LAGEAMB/UFPR

Estudo compreendeu estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo — Foto: Gabriel March

Em bom estado, os manguezais impedem a erosão e estabilizam a linha de costa, protegendo contra danos causados por tempestades e o aumento do nível do mar. Estudo compreendeu a área do norte de Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.

Entenda o projeto REBIMAR
Acesse aqui                                                                             21 de Maio de 2023

Mutirão realizado em Mangueirinha com a participação de servidores do Incra e integrantes do TED – UFPR.
Foto: Incra/PR

A avaliação feita até agora demonstrou os avanços em tarefas de vistoria, supervisão ocupacional e coleta de documentos cadastrais nos assentamentos paranaenses.

Entenda o projeto 
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                             28 de Abril de 2023

Adña Chagas (Didi), Paulo Góes, Rivelino Gabriel de Castro e Ilton Gonçalves integraram o painel sobre o olhar das comunidades tradicionais.
Foto: Prattica/UFPR

Em março, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediou o VII Workshop da Rede Ibero-americana de Observação Territorial (RIDOT). O evento internacional aconteceu pela primeira vez no Brasil e foi organizado pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB/UFPR) e pela Rede. 

Conheça o VII Workshop RIDOT
Acesse aqui                                                                           28 de Julho de 2023

Fonte: Rebimar / Assessoria de Imprensa: Sandrah Souza Guimarães

Mulheres ao mar! Um grupo de cientistas, todas referências em suas áreas de atuação, tem realizado diversas iniciativas e descobertas sobre a fauna e ecossistemas da zona costeira brasileira.

Entenda o Projeto REBIMAR
Acesse aqui                                                                         08 de Março de 2023

“O ordenamento territorial no contexto das mudanças climáticas: oportunidades para o desenvolvimento territorial sustentável” é o tema do VII Workshop da Rede Ibero-americana de Observação Territorial (Ridot), que será realizado de 27 a 29 de março na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Acesse aqui                                                                                                                                                            27 de Janeiro de 2023

Foto: Equipe do Lageamb/UFPR

Foto: Reprodução/IAT

O projeto inicial da obra foi foco de questionamentos de diversos grupos de pesquisa. O coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Paraná, Eduardo Vedor de Paula, defende que a dragagem deveria ter sido feita com obras menores e de menor impacto.

Entenda o projeto  
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                  07 de Novembro de 2022

Em Mangueirinha, foram atendidas no mutirão famílias de nove assentamentos.
 Foto: Incra/PR

Incra no Paraná realiza atividades de regularização fundiária nos municípios de Mangueirinha (PR), na região Centro Sul do estado (de 17 a 21/10), e de Marmeleiro (de 19 e 20/10), no Sudoeste paranaense.

Entenda o projeto 
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                      21 de Outubro de 2022

Foto: Incra/PR

O projeto tem como meta a documentação e titulação de todos os lotes do assentamento até o final de 2023.

Entenda o projeto 
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                         19 e Outubro de 2022

Foto: Incra/PR

Administração Municipal tem uma grande missão se tratando de regularização fundiária, tanto na cidade quanto no interior.

Entenda o projeto  
TED INCRA.
Acesse aqui                                                                       17 de Outubro de 2022

O Incra emitiu 362 títulos de domínio e 40 contratos de concessão de uso (CCU) nos projetos de assentamento Eli Vive I e II, em Londrina/PR.
Foto: Incra/PR

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado do Paraná completa, nesta quinta-feira (25/8), a marca de 1.074 documentos titulatórios emitidos neste ano de 2022, com a emissão e entrega de títulos definitivos em Honório Serpa (18 no assentamento Chopim IV)

Entenda o projeto  TED INCRA.
Acesse aqui                                                                      28 de Setembro e 2022

Entrega de títulos à assentados no Norte Pioneiro do estado.
Foto: Assessoria Incra/PR

Na próxima terça (20) serão entregues mais 208 títulos de domínio em Rio Bonito do Iguaçu.

Entenda o projeto  TED INCRA.
Acesse aqui                                                                    15 de Setembro de 2022

Entrega do plano de ação ao Superintendente Regional do INCRA Paraná, Robson Luis Bastos.
Foto: Divulgação

Firmada em dezembro de 2021, a parceria tem como objetivo geral atuar na regularização fundiária das ocupações incidentes em áreas rurais da União e do Incra no território do estado do Paraná.

Entenda o projeto  TED INCRA e confira o Plano de Ação.

Acesse aqui                                                                         17 de Agosto de 2022

Iracema dos Santos recebe o documento ao lado do marido.
Foto: Incra/PR

Incra realizou, na manhã desta sexta-feira (5), trabalhos de regularização fundiária, com emissão de 150 títulos definitivos a beneficiários da reforma agrária nos assentamentos Eli Vive I e II, no município de Londrina, no Paraná.

Entenda o projeto  TED INCRA.
Acesse aqui                                                                        05 de Agosto de 2022

Incra e UFPR passaram a atuar no processo georreferenciamento no atendimento as 40 famílias da Nova Bandeirantes.
Foto: Incra/PR

Responsáveis pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão em Bandeirantes para realizar o georreferencimento da área onde estão instaladas as 40 famílias da comunidade do Assentamento Nova Bandeirantes.

Entenda o projeto  TED INCRA.
Acesse aqui                                                                           06 de Julho de 2022

Ministério Público pediu a suspensão urgente da obra na orla de Matinhos.
Foto: Incra/PR

De acordo com o coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da universidade, Eduardo Vedor de Paula, o projeto que obteve licença sofreu alterações e era diferente do que está sendo implementado agora, por isso as licenças obtidas não teriam efeito e deveriam ser refeitas.

Entenda o projeto  TED INCRA.
Acesse aqui                                                                        27 de Junho de 2022

Encontro aborda processos de erosão no litoral do Paraná.
Foto: Talitha Pires/LAGEAMB

A atividade de campo realizada pelo LAGEAMB (Laboratório de Estudos Ambientais e Geoprocessamento) e LABS (Laboratório de Biogeografia e Solos) no município de Antonina-PR.

Entenda o projeto Sedimento Evitado
Acesse aqui                                                                            18 de Maio de 2022

UFPR/PRAD-Portos do Paraná
Foto: Pierpaolo Nota

Já iniciou a parte prática de um monitoramento nas encostas da Serra do Mar para verificar os sedimentos que descem com a chuva e assoreiam as baías de Antonina e Paranaguá. 

Entenda o projeto  Sedimento Evitado
Acesse aqui                                                                 08 de Março de 2022

A parceria da empresa pública com a instituição é inédita e tem objetivo de fornecer dados para projetos futuros de redução de processos erosivos
Foto: Pierpaolo Nota

Convênio entre a empresa pública e a universidade vai monitorar oito pontos. Objetivo é fazer a medição dos sedimentos que descem com a chuva contribuindo para o assoreamento das baías de Antonina e Paranaguá.

Entenda o projeto  Sedimento Evitado
Acesse aqui                                                                         07 de Março de 2022

Parceria da empresa pública com a Universidade federal do Paraná é inédita e tem objetivo de forncer dados para futuros projetos de redução de danos. Foto: Rodrigo Sell/Portos do Paraná

Projeto Sedimentos Evitados coordenado pelo LAGEAMB em parceria com Portos do Paraná inicia em março de 2022 com a finalidade de analisar a quantidade e tipo do material que chega ao mar.

Entenda a projeto Sedimento Evitado
Acesse aqui                                                                      11 de Fevereiro de 2022

Reitor Ricardo Marcelo Fonseca e o superintendente Robson Luís Bastos autorizaram o início dos trabalhos no Estado
Foto: Incra/PR

Parceria firmada entre INCRA e UFPR para o projeto Regularização Fundiária das Ocupações Incidentes em Áreas Rurais da União e do INCRA no Paraná destaca coordenação do LAGEAMB em notícia no site do governo federal.

Entenda o projeto  TED INCRA
Acesse aqui                                                                     02 de Fevereiro de 2022

pt Portuguese
X