O ordenamento territorial no contexto das mudanças climáticas: oportunidades para o desenvolvimento territorial sustentável

Nos dias 27, 28 e 29 de março de 2023 foi realizado o VII Workshop RIDOT: O ordenamento Territorial no contexto das mudanças climáticas: oportunidades para o desenvolvimento territorial sustentável, em Curitiba, Brasil, no formato híbrido.

Acesse a plataforma do evento e confira mais informações sobre o evento, os palestrantes, eixos temáticos e circulares.

Assista ao Pré-RIDOTO Ordenamento Territorial em Tempos de Pandemia: Desafio e Oportunidades, realizado nos dias 8 e 9 de setembro de 2021 como evento virtual de preparação ao VII Workshop.

Confira a programação e assista

Abertura Oficial

27 de Março de 2023

Integrantes: Eduardo Vedor de Paula (LAGEAMB/UFPR), Ángel Pueyo (RIDOT), Leonardo José Cordeiro Santos (Setor de Ciências da Terra/UFPR), André Duarte (AUI/UFPR).

Conferência de abertura
'Complexidades e desafios do ordenamento territorial no Brasil'

27 de Março de 2023

Conferencista: Olga Lúcia C. de Freitas (BRA) – Universidade Federal do Paraná.

'Competitividade versus
Justiça Territorial'

27 de Março de 2023

Integrantes: María Andreína Bourgoin (VEN), Maria Estela Orozco Hernández (MEX), Rogério Silveira (BRA), Teresa Marques (POR). Moderação: Margarida Queiróz (POR).

Painel

'Um olhar do território a partir das comunidades tradicionais'

28 de Março de 2023

Integrantes: Integrantes: Adña Chagas das Dores (Didi) (MOPEAR), lton Gonçalves (Quilombolo Batuva), Rivelino de Castro (Aldeia Quaray haxa). Moderação: Paulo Góes (BRA).

Mesa Redonda

'Ferramentas e sistemas de apoio para a tomada de decisão, a gestão e para o ordenamento territorial'

28 de Março de 2023

Integrantes: Ángel Pueyo Campos (ESP), Marcela Virginia Santana (MEX), Eduarda Marques da Costa (POR). Moderação: Carlos López Escolano (ESP).

Conferência

'Problemas, conflitos e
oportunidades com os sistemas
urbanos-rurais latinoamericanos
nas primeras décadas do século XXI'

28 de Março de 2023

Conferencista: Oscar Luis Pyszczek (ARG) – Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales. Moderação: Franz Gutierrez Rey (COL).

Painel

'Os recursos hídricos e o
desenvolvimento territorial'

29 de Março de 2023

Integrantes: Fernando Campos (BRA) – Sitawi – Finanças do bem, José Isaac Ramírez Macías (MEX) – Grupo Argia, Rosane Maria Renner (BRA) – Instituto LIFE. Moderação: Regiane Borsato (BRA) – Instituto LIFE.

Mesa Redonda

'Produção de Natureza como estratégia para a gestão territorial'

29 de Março de 2023

Integrantes: Letícia Larcher (BRA) – Alto Pantanal, Marion Bartolamei Silva (BRA) e Ricardo Borges (BRA)- GRMA, Maria Silva Lopéz (ARG) – Grande Reserva Iberá. Moderação: María Esther Ayala Arcipreste (MEX).

Mesa Redonda

'Crises mundiais e ordenamento territorial: estratégias para a agenda política'

29 de Março de 2023

Integrantes: Jaime Reboledo (CHI), Lorena Vivanco Cruz (EQU). Moderação: María Elina Gudiño (ARG).

Plenária Final
e Premiações

29 de Março de 2023

Integrantes: Coordenadores dos eixos temáticos.

Conferência de Encerramento

'O papel decisivo do ordenamento territorial
para uma transição ecológica e econômica justa'

29 de Março de 2023

Conferencista: Joaquín Farinós Dasí (ESP) -Instituto Interuniversitario de Desarrollo Local, Universidad de Valencia.

E-book

O ORDENAMENTO TERRITORIAL NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Oportunidades para o desenvolvimento territorial sustentável

Eduardo Vedor de Paula (coord.)
Fernanda de Souza Sezerino (coord.)
Talitha Pires Borges Leite (coord.)
Otacílio Lopes de Souza da Paz (coord.)

Banners

Confira os banners exibidos durante o evento. Clique naqueles de seu interesse para ampliar a visualização e facilitar a leitura.

Organização/Patrocinadores

pt Portuguese