Desafíos de la ordenación territorial, planeación integral y gobernanza en Iberoamérica en el siglo XXI

Local: Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Geografía, Toluca

26 a 28 de agosto de 2019

objetivo geral deste evento é apresentar resultados de pesquisas e diagnósticos de dinâmicas territoriais e suas tendências no espaço ibero-americano.

Objetivos específicos:

• Discutir políticas, planos e ações destinadas a promover o desenvolvimento territorial sustentabilidade e as melhores práticas de boa governação territorial nos países de Ibero-América e propor métodos e indicadores para a sua avaliação.
  • Avançar na constituição do Observatório Ibero-Americano de Desenvolvimento Territorial Sustentável, quanto à definição da sua natureza e à adoção dos seus objetivos, estrutura planos de trabalho organizacionais e de curto e médio prazo.
  • Compartilhar experiências entre acadêmicos da Universidade Autônoma do Estado de México (UAEM) e colegas de outras universidades no exterior. Cujo análise e discussão permite gerar contribuições científicas que possibilitam a solução de problemas territoriais.

Eixos Temáticos

Competitividade versus Justiça Territorial

Sistemas de apoio à decisão: instrumentos, técnicas, métodos, experiências de participação, gestão de informação e educação

Sistemas e dinâmicas territoriais: revendo as inter-relações urbano-rurais