No início do mês de junho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu a visita das professoras Diná Marques Pereira da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Clarissa Moreira dos Santos Schmidt da Universidade Federal Fluminense (UFF), que junto com professor André Vieira de Freitas Araújo, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, foram convidados pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB-UFPR) no âmbito do Programa TED INCRA UFPR para realizar uma visita técnica ao acervo documental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) nos municípios de Curitiba e Cascavel.
A visita ao acervo do INCRA em Curitiba ocorreu na segunda-feira, dia 12 de junho. Nos dias seguintes, quarta, quinta e sexta-feira, os professores estenderam sua visita técnica à Unidade Avançada Iguaçu (UAI) do INCRA, localizada em Cascavel.
Durante a visita técnica, os professores avaliaram minuciosamente as condições do acervo e realizaram uma análise de risco. Diná Marques Pereira chamou atenção para a extensão do acervo e destacou a necessidade de uma gestão documental eficiente e de estratégias adequadas de conservação.
Clarissa Schmidt ressaltou que se trata de um acervo valioso para os cidadãos de forma geral, pois registra as ações da administração pública acerca da regularização fundiária e reforma agrária. André Araújo explica que o acervo possui significativo potencial para pesquisa. Com uma história agrária rica e complexa, o estado do Paraná registra importantes eventos relacionados à ocupação de terras, imigração, colonização e desenvolvimento rural. A partir do acervo, pesquisadores podem investigar a história da ocupação do território, as relações sociais no campo e os impactos socioeconômicos da reforma agrária na região.
Através dessas ações, a UFPR e o INCRA demonstram o empenho conjunto em garantir a preservação da memória histórica, possibilitando o acesso e a pesquisa nesse acervo documental tão importante.
Informações Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais
30 de junho de 2023