O I Seminário de Integração dos Grupos de Pesquisa da RIDOT foi realizado em 7 de dezembro de 2022 com objectivo de promover debates científicos entre os grupos de pesquisa da Rede, servindo também como preparo técnico para a realização do VII Workshop RIDOT, primeiro worskhop da Rede realizado de maneira híbrida.
Foram apresentados grupos de pesquisa de diversos países Ibero-americanos: Argentina, Brasil, Portugal, Espanha, México, Equador, Venezuela e Colômbia.
Coordenadora do nó Latino-Americano da RIDOT
María Elina Gudiño é licenciada em Geografia, possui mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Políticas Públicas, com menção em Planejamento Regional no Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social (ILPES) CEPAL-Nações Unidas e obteve o título de Doutora em Geografia na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Cuyo. Suas linhas de pesquisa são Planejamento Territorial, Meio Ambiente, Desenho de Sistemas de Informação Geográfica e Desenvolvimento Territorial.
Universidade de Lisboa
Margarida Queirós é doutora em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aprovada com distinção e louvor, com a dissertação intitulada O Desafio ambiental: As Políticas e a Participação dos Atores. É mestre em Geografia na área de Especialização em Geografia Regional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação intitulada Contribuições para o Planejamento do Destino Final dos RSU. É diretora da revista Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, desde 2016. É membro fundadora da Rede REGGSILA (Estudos de Geografia Ibero-Latino-Americana, Género e Sexualidade. É a representante nacional da RIDOT.
Universidad de Valencia
Joaquín Farinós Dasí é geógrafo. Professor de Análise Geográfica Regional da Universidade de Valência. Seus temas de pesquisa estão relacionados ao planejamento e governança territorial. Atual presidente da Fundicot e diretor da Cátedra Valenciana de Cultura Territorial. Membro fundador do Instituto Interuniversitário de Desenvolvimento Local da referida universidade, da Rede Ibero-americana de Observação Territorial (RIDOT) e membro do comitê científico da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento e Governança Territorial (REDETEG).
Universidad Autónoma del Estado de México
Professora pesquisador da Faculdade de Geografia da UAEM. Graduada em Geografia pela Universidade Autônoma do Estado do México (UAEM). Faculdade de Geografia. Prof. em Planejamento Urbano e Regional, pela UAEM. Faculdade de Arquitetura. Doutora em Geografia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) - Tese com menção honrosa, Faculdade de Filosofia e Letras, com reconhecimento do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI), I. com perfil PRODEP, do Ministério da Educação Pública (SEP). Líder do Corpo Acadêmico Consolidado: Geografia, planejamento e gestão sustentável do Território. Código UAEM-CA-157. Professora pesquisadora, Docência nas Unidades de Aprendizagem do Pensamento Geográfico, Geografia Urbana e Geografia da Saúde. Professor de pós-graduação. Linhas de pesquisa: Metodologia de Pesquisa, Geografia Urbana e Geografia da Saúde.
Universidad de Zaragoza
Geógrafo que investiga em Cartografia Temática, Vulnerabilidade Sociodemográfica, Geografia de Infraestruturas e Transportes, Ordenamento do Território e Gestão Urbana. Professor de Geografia Humana, diretor do Grupo de Estudos em Planejamento do Uso do Solo. Vice-reitor de Planejamento, Sustentabilidade e Infraestrutura.
Universidad de Los Andes
Geógrafa (2002), Mestre em Ordenamento do Território e Ambiente (2004), Doutor em Ciências Humanas com ênfase em estudos políticos (2019), Professor Associado com Dedicação Exclusiva do Instituto de Geografia e Conservação dos Recursos Naturais, Faculdade de Florestas e Ambiente Ciências, Universidade dos Andes, Mérida, Venezuela. Área de conhecimento: Planejamento e Desenvolvimento Regional, com pesquisas nas áreas de controle territorial, ordenamento do território, legislação ambiental, distribuição territorial do poder; política, gestão e conservação ambiental; desenvolvimento humano e qualidade de vida e prospectiva territorial.
Universidade Federal do Paraná
Possui graduação e mestrado em Geografia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Concluiu doutorado também em Geografia pela UFPR (2010). Desenvolveu pós-doutorado em Ordenamento Territorial na UNCuyo (Mendoza/Argentina). Tem experiência em docência no ensino superior e no desenvolvimento de projetos técnicos e acadêmicos na área de geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Está vinculado ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, onde desenvolve pesquisas na área de Planejamento e Gestão Ambiental do Território. Atualmente é Vice-Diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB-UFPR), representante do Brasil na RIDOT (Red ìberoamericana de Observación Territorial) e integra a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, gerida pela Fundação Grupo Boticário. Também coordena convênio entre a UFPR e o ICMBio, tendo como foco o desenvolvimento de ferramentas de subsídio ao planejamento e gestão das unidades de conservação do litoral norte do estado do Paraná.
Universidad Nacional de Cuyo
Geógrafa. Profesora – Investigadora. Departamento de Geografía e Instituto de Cartografía, Investigación y Formación para el Ordenamiento Territorial (CIFOT), Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo. Editora Responsable Revista Proyección, estudios geográficos y de Ordenamiento Territorial. Coordinadora en la elaboración de Planes Municipales de Ordenamiento Territorial en la provincia de Mendoza. Temas de investigación: Ordenamiento Territorial, Geotecnologías, Geografía de la Salud.
Autonomous University of Campeche
Doctor en Ciencias en Ecología y Desarrollo Sustentable por El Colegio de la Frontera Sur. Maestría en Ciencias en Manejo y Conservación de Recursos Naturales Tropicales por la Universidad Autónoma de Yucatán. Biólogo por la Universidad Autónoma de Guadalajara. Actualmente es profesor investigador del Centro de Estudios de Desarrollo Sustentable y Aprovechamiento de la Vida Silvestre (CEDESU) de la Universidad Autónoma de Campeche. Especialista en desarrollo rural, cambio de uso del suelo en el trópico y educación ambiental para la sustentabilidad. Es responsable del Laboratorio para la Observación de la Sustentabilidad de la Universidad Autónoma de Campeche y Líder del Cuerpo Académico Gestión Ambiental y Desarrollo Sustentable del Territorio de la misma institución..
Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Doctor y magíster en Geografía. Licenciado en Ciencias Sociales. Codirector del grupo de investigación Vida Territorial Sostenible VTS de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC. Investiga en temas de ordenamiento y desarrollo territorial.
Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFES). Possui experiência na área de Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Erosão; Movimentos de Massa, Hidrologia e Hidrossedimentologia. Líder do grupo de Pesquisa intitulado de Processos hidrogeomorfológicos e hidrossedimentológicos Continentais.
Universidad de Cuenca
Universidad Nacional de Cuyo
Universidad Nacional de San Juan
Profesora de Geografía -Magister en Ordenamiento del territorio, título obtenido en la Facultad de Filosofía y Letras-UNCuyo-. Próxima a rendir tesis de Doctorado en Geografía, en el mes de octubre de 2022.Profesora Titular Exclusivo en el Instituto de Geografía Aplicada con extensión al Departamento de Geografía con funciones en las cátedras “Geografía de San Juan” y Ordenamiento Territorial” de las carreras de Licenciatura en Geografía y Profesorado de Geografía. Directora del Programa: “Geografía de la provincia de San Juan a través de estudios departamentales. Propuestas de Ordenamiento Territorial” Subdirectora a cargo del Instituto de Geografía Aplicada de la Facultad de Filosofía, H. y Artes –UNSJ. El ordenamiento territorial es la temática prioritaria en las investigaciones desarrolladas, en espacial de espacios locales. Consultora del BID y en ese marco coordinadora de un Plan de Ordenamiento territorial para Perito Moreno, provincia de Santa Cruz.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cientista Social, Mestre e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pesquisador na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), como Academic Partner do projeto Advancing Sustainability da Alcoa Foundation; Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais da CAPES para Mestrados Profissionais; Coordenador Geral de Avaliação e Acompanhamento na Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV); Presidente do Conselho de Pró-Reitores das IES do Paraná (CPPG); Membro do Conselho Superior da Fundação Araucária, Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Paraná; Na UTFPR, foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Presidente do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Membro do Conselho Universitário; Membro do Conselho de Planejamento e Administração.
Universidad de Cuenca