Transferência Metodológica – Capacitação BDG Paranaguá

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB), no âmbito do Projeto de Elaboração da Base de Dados Geoespaciais de Paranaguá, realizou a capacitação da equipe de servidores da Prefeitura Municipal de Paranaguá, usuários de dados geográficos, através do desenvolvimento de oficinas de transferência metodológica.

As oficinais foram divididas em cinco eixos temáticos, que abordam conteúdos relacionados à padronização, controle de qualidade de dados e aplicação de Bases de Dados Geoespaciais (BDG).

O trabalho resultou na proposta de escopo para Termo de Referência, a ser adotado pelas prefeituras municipais do litoral, que sugere as diretrizes metodológicas para a organização de dados geográficos em instituições públicas. Além disso, o documento “Guia para Gestão de Bases de Dados Geoespaciais” também foi gerado com o intuito de suprir as demandas de organização, padronização e aplicação das informações espaciais que são frequentemente utilizadas pelos técnicos e gestores do município em seus estudos e análises nos processos de tomada de decisão.

Acesso o conteúdo das oficinas:

Oficina 1 (Parte 1)

Categorias temáticas, nomenclaturas e conversão projetiva

Oficina 1 (Parte 2)

Categorias temáticas, nomenclaturas e conversão projetiva

Oficina 2

Dados tabulares e metadados

Oficina 3

Topologia

Oficina 4

Layout e produtos cartográfico

Oficina 5

Geonode

Na íntegra:

  • Guia para Gestão de Base de Dados Geoespaciais – BDG Paranaguá – Download
  • Sugestão do escopo do Termo de Referência – Download

O Catálogo de dados espaciais e metadados do município de Paranaguá permite o acesso, compartilhamento e uso interativo de camadas, mapas e outras informações geográficas entre servidores públicos, instituições e empresas.

 

pt Portuguese
X