A fase um do projeto executado no Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB), teve como objetivo contribuir para os aspectos práticos vivenciados pela SPU na demarcação de LMEO e LPM. Isso está sendo alcançado por meio do envolvimento de alunos, professores e técnicos administrativos na coleta de dados topográficos e geodésicos, no desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento desses dados, na capacitação de servidores da SPU e na realização de pesquisas relacionadas à melhoria dos dados altimétricos aplicados à demarcação de LMEO e LPM.
Na segunda fase do projeto, nosso objetivo se expande para a demarcação de terras da União em todo o território brasileiro. Esta fase utilizará diferentes sensores, com ênfase na tecnologia LiDAR, para a geração de produtos e extração de informações com qualidade posicional, compatível com as demandas da SPU.
Esta parceria visa não apenas atender às demandas da SPU relacionadas à demarcação de áreas, mas também cumprir os princípios extensionistas da Universidade. A participação ativa de bolsistas e servidores da SPU promoverá inovações e desenvolvimentos voltados ao atendimento das necessidades da sociedade.