A atuação da Gestão Documental, é fundamentada pela importância da preservação e tratamento do acervo documental do INCRA, que representa uma memória valiosa da Reforma Agrária e a história territorial do Estado do Paraná. Desde o início de sua jornada, com a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 27/2021 o projeto passou por um intenso período de alinhamento, dimensionamento, planejamento e desenvolvimento metodológico, progredindo de maneira significativa.
Dada a magnitude deste projeto, a multidisciplinaridade da equipe técnica é um fator crucial para enfrentar a tarefa complexa de digitalizar o vasto acervo documental do INCRA. Com profissionais oriundos de diversas áreas como Geografia, Gestão da Informação, Direito, Ciências Econômicas, História, Matemática, Ciências Biológicas, Letras e Ciências Sociais, possuímos a diversidade de conhecimentos e expertise necessária para lidar com a diversidade e a complexidade dos documentos.
O projeto conta com duas equipes de digitalização que são responsáveis pelos processos de tratamento, higienização, digitalização e controle de qualidade. A terceira equipe, de indexação, dedica-se à indexação e inserção e descrição de documentos e processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do INCRA e opera no Laboratório de Gestão Eletrônica de Documentos (LABGED) do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI), no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, localizado no Câmpus Jardim Botânico da UFPR, o qual de onde vem grande parte dos seus bolsistas.
Em abril de 2024, foi dado início ao trabalho de uma quarta equipe, que atua no Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Parigot de Souza (CEHPAR) da UFPR e são responsáveis pela digitalização e indexação do Livro Fundiário, digitalização do Mapa ou Planta de grande formato, vetorização de Mapa ou Planta e pela Microforma.