O que é o

TED INCRA

UFPR

O programa intitulado "Programa de Regularização Fundiária das Ocupações Incidentes em Áreas Rurais da União e do Incra no Paraná", realizado por meio do contrato TED INCRA-UFPR, é uma parceria estabelecida entre a UFPR e o INCRA-PR e prevê a realização de serviços pelo estabelecimento e cumprimento de processos em projetos de glebas públicas federais, na supervisão ocupacional, georreferenciamento e gestão documental para beneficiários da Reforma Agrária e Projetos de Assentamento (PA) federais, do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), no estado do Paraná.

Nossos Projetos

Conheça os pilares e as equipes do TED INCRA UFPR

Momentos Marcantes do Programa

Esses marcos representam acontecimentos importantes no fortalecimento da parceria entre a universidade e o INCRA, além de marcarem o compromisso do Programa com a questão agrária brasileira, por meio do desenvolvimento científico e da educação

Nosso Dia a Dia

A rotina de trabalho das equipes do programa TED INCRA-UFPR envolve atividades tanto administrativas quanto de campo, com variações conforme demanda de cada projeto. São 8 projetos organizados para isso, os quais envolvem mais de 140 participantes diretos da universidade e mais de 150 Projetos de Assentamento da Reforma Agrária. Dada a magnitude dessas atividades, como se dá este dia a dia do TED? A equipe de Gestão Documental realiza internamente a digitalização e a indexação do acervo do INCRA-PR, enquanto a Supervisão Ocupacional realiza vistorias in loco nos assentamentos, coletando dados que são posteriormente analisados em escritório para o cadastramento dos assentados. O projeto de Geodésia, por sua vez, exige planejamento e execução de levantamentos geoespaciais em campo, utilizando tecnologias como GNSS para a produção de mapas e documentos técnicos. Já a equipe de Análise Ambiental faz verificações nos assentamentos para retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), combinando atividades de campo e processamento de dados. Outros projetos, como a Busca Cartorial; o Banco de Dados, a Integração de Resultados e Inovação Tecnológica e a Gestão do Programa TED INCRA UFPR atuam predominantemente em ambiente administrativo, focados na produção, na obtenção, na organização e na sistematização de documentos e informações. A ideia é que todos estes projetos se somem para embasar as decisões futuras do INCRA nos projetos de assentamento envolvidos.

Trabalhos de Campo

TED INCRA UFPR TEM PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO & COMUNICAÇÃO

O TED na Universidade

Ensino, Pesquisa e Extensão

A parceria TED INCRA/UFPR tem sido promissora no avanço de atividades voltadas à regularização fundiária e à reforma agrária no Paraná. O programa de extensão vinculado ao TED abarca ações que, de forma integrada, contribuem para modernizar e agilizar processos cruciais na gestão fundiária, além de possibilitarem entregas de cunho acadêmico, razões finalísticas da UFPR. Esses projetos atuam na área de georreferenciamento de áreas, com o uso de tecnologias de ponta inovadoras para o mapeamento e delimitação precisa de assentamentos; a supervisão ocupacional, que assegura a regularidade das ocupações em terras sob tutela do INCRA; a pesquisa em cartórios para levantamento documental de posse e propriedade; a gestão documental do acervo físico, que se traduz na transição de documentos para um sistema digital, aumentando a eficiência dos trâmites e a acessibilidade da informação, além de ações para compreensão sobre as áreas ambientais dos projetos de assentamento. Por meio da parceria também são realizadas ações de capacitação em cursos e eventos extensionistas, direcionados tanto às equipes envolvidas como à comunidade externa. Essas capacitações fortalecem as competências institucionais e ampliam o impacto social do programa, gerando um ambiente de intercâmbio de conhecimentos e habilidades.

Painel de Monitoramento e Repositório

O trabalho das diferentes equipes está diretamente vinculado ao Painel de Monitoramento e ao Repositório de Dados do Projeto 6, que desempenham um papel fundamental na integração e no acompanhamento das atividades do TED. À medida que as equipes realizam suas tarefas, seja no campo ou em ambiente administrativo, os dados coletados, analisados e produzidos são organizados no Repositório de Dados. Esse repositório armazena informações relevantes, como documentos georreferenciados, relatórios de supervisão ocupacional, mapas e registros ambientais.

Já o Painel de Monitoramento permite o acompanhamento contínuo das metas e produtos de cada projeto, oferecendo uma visualização consolidada dos resultados obtidos. Esse sistema facilita a gestão e a transparência das ações, assegurando que as informações estejam integradas e acessíveis para a tomada de decisões estratégicas.

Procedimentos Operacionais Padrão

Por que e para que Procedimentos Operacionais Padrão (POPs)? Os POPs são documentos formais que descrevem e detalham ações rotineiras realizadas em cada projeto que compõe o TED INCRA-UFPR. São processos que descrevem as etapas de um fluxo de trabalho, necessárias para realizar tarefas de forma consistente e eficiente, garantindo uniformidade em qualidade, segurança e conformidade, independentemente de quem executa as tarefas.

No TED INCRA-UFPR, os POPs estão sendo construídos por meio de um modelo específico que detalha seus objetivos, passos e regulamentações relacionadas, sendo, portanto, alinhados com as normativas de cada temática que compõe as ações das nossas equipes. Além dos POPs, estamos construindo um dicionário de termos da área e estamos documentando manuais e metodologias associadas a estes POPs.

Comunicação

Divulgação e Comunicação Científica

A equipe de Comunicação do Projeto TED INCRA UFPR tem ações relacionadas a três subáreas da comunicação: comunicação interna, comunicação externa (site, imprensa e mídias digitais) e divulgação científica.  Com isso, estão entre as atividades desenvolvidas a identidade visual do TED INCRA UFPR, redação e revisão de matérias e releases, produções para a comunidade externa e interna, folders, cartilhas e demais artes.

Ted Incra UFPR na Mídia

redes

Redes Sociais

O projeto está ativo nas redes sociais, especialmente no Instagram, por meio do perfil do Lageamb (@lageamb).

Clipping

Marcamos presença com uma série de matérias e reportagens publicadas por veículos de comunicação locais e nacionais. 

Contato com as comunidades

Realizamos ações presenciais e mensagens on-line às comunidades, fortalecendo a relação com o público local por meio de encontros, oficinas, vídeos e diálogos.

Nossos ODS

Geração de Valor e Materialidades

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são uma agenda global criada pela ONU para promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental. No contexto do TED INCRA UFPR, os ODS orientam iniciativas voltadas à inclusão, inovação e responsabilidade social, conectando os debates e projetos acadêmicos com objetivos como a erradicação da pobreza, educação de qualidade e ação climática. Dessa forma, o TED INCRA UFPR colabora para alinhar as práticas acadêmicas aos desafios globais, ampliando o impacto social da universidade.

Tendo em vista que a reforma agrária e o acesso à terra estão diretamente ligados à melhoria das condições de vida das populações vulneráveis, o ODS 1 se relaciona com o Programa TED INCRA UFPR. Isso se dá porque o programa busca contribuir com o acesso igualitário aos recursos econômicos e ao controle da terra, sobretudo na supervisão de lotes em projetos de assentamento. Ao promover possibilidade de segurança ao direito à terra, o programa contribui, a longo prazo, para a inclusão social e a redução da pobreza nas áreas rurais.

O impacto direto do programa na capacitação de pessoas em diferentes níveis de formação acadêmica, seja por meio do envolvimento de docentes, técnicos, discentes ou participantes externos, reforça as metas de assegurar o acesso igualitário à educação técnica, profissional e superior de qualidade. As atividades extensionistas do programa fortalecem esse objetivo ao proporcionar experiências práticas e complementares ao ensino formal, promovendo o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desenvolvimento sustentável.

O ODS 8, que trata de promover o trabalho decente e o crescimento econômico, pode ser associado ao programa por meio da ideia de que as áreas regularizadas, com cadastramento atualizado, promovem melhoria de acesso à oportunidades de renda por meio de políticas agrárias. Além disso, este ODS se relaciono à capacitação de profissionais que atuam nos projetos de assentamento.

A modernização dos sistemas de gestão fundiária por meio da criação de bases de dados digitais e do georreferenciamento de parcelas proporciona uma infraestrutura eficiente para a governança territorial, facilitando o acesso à informação e a tomada de decisões.

Ademais, visa aumentar a pesquisa científica e otimizar procedimentos para o cumprimento da política pública. As ações de inovação tecnológica, como o desenvolvimento de aplicações para espacialização de dados e indicadores, por exemplo, promovem o uso de novas tecnologias para o monitoramento de terras e a reforma agrária, incentivando a inovação em áreas de grande relevância para o desenvolvimento territorial.

Redução das Desigualdades é altamente relevante para o programa, uma vez que a reforma agrária é um dos principais instrumentos de redistribuição de recursos no Brasil. A meta 10.2, que promove a inclusão social, econômica e política de todos, é atendida por meio das ações do TED que garantem acesso igualitário à terra e recursos para populações historicamente marginalizadas, promovendo maior equidade e justiça social no campo

Embora a atuação do TED ocorra em áreas rurais, o ODS 11 pode ser aplicado ao programa, especialmente no que tange à meta 11.3, que foca na urbanização sustentável e na gestão integrada dos assentamentos humanos. O mapeamento e georreferenciamento dos assentamentos, assim como a retificação do CAR, promovem um planejamento territorial mais eficiente, assegurando que as comunidades assentadas possam ser geridas de forma sustentável.

O ODS 16, que promove a criação de instituições eficazes, transparentes e inclusivas, é essencial para o TED, principalmente nas ações de supervisão ocupacional e regularização fundiária. A meta 16.6 busca desenvolver instituições responsáveis e transparentes. Nesse sentido, o TED fortalece a governança fundiária ao digitalizar documentos, georreferenciar terras e submeter informações ao SIGEF (Sistema de Gestão Fundiária), contribuindo para a transparência e eficiência dos processos administrativos do INCRA.

O ODS 17 destaca a importância das parcerias para o desenvolvimento sustentável. O TED entre o INCRA e a UFPR representa uma colaboração eficaz entre instituições. O programa incentiva a colaboração interinstitucional, promovendo uma integração entre o setor público e a academia que fortalece a capacidade de implementação de políticas públicas voltadas à reforma agrária. A criação de relatórios técnicos e materiais acadêmicos fortalece essa colaboração, contribuindo para o desenvolvimento sustentável por meio da disseminação de conhecimento e inovação tecnológica.

Relatos

Raquel Sizanoski

Busca Cartorial

A experiência no desenvolvimento das atividades do Projeto Busca Cartorial tem sido desafiadora mas bastante compensadora, pois conseguimos compreender a dimensão do problema e propor metodologias e ações práticas para sua resolução.

Fabio Juschaks

Supervisão Ocupacional

Durante minha atuação na equipe de Supervisão Ocupacional, tive a oportunidade de ampliar significativamente minha compreensão sobre a realidade dos assentamentos de reforma agrária no Paraná. Esse trabalho proporcionou não apenas um entendimento mais profundo da história da reforma agrária no estado, mas também experiências transformadoras ao visitar diversas regiões e vivenciar de perto as particularidades de cada comunidade.

Utaro Borges

Geodésia

Trabalhar no TED agrega experiência não apenas profissional, mas de vida, pois a cada campo se tem novas experiências e desafios durante os campos da geo, que nos deixam cada vez mais preparados para os desafios que virão. É muito gratificante trabalhar num projeto em que se tem contato direto com os assentados, por terem muita experiência de vida.
pt Portuguese
X