3º Workshop do TED Incra celebra resultados do primeiro semestre de 2025

Encontro reuniu bolsistas, gestores e autoridades para apresentar os resultados dos oito projetos do programa

Por Cecilia Sizanoski  | Agência Escola UFPR

Na tarde de segunda-feira, 9 de junho, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, encerrou a terceira edição do Workshop do TED Incra com a frase: “Missão cumprida!”. A declaração marcou não apenas o sucesso do evento, mas também o reconhecimento das entregas realizadas, que foram elogiadas e geraram debates ao longo do dia. Foi o momento em que o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) apresentou ao Incra um balanço das atividades do primeiro semestre de 2025. 

Desde 2022, Incra e Lageamb atuam em parceria no Programa de Regularização Fundiária das Ocupações Incidentes em Áreas Rurais da União e do Incra no Paraná, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED). O programa envolve mais de 140 bolsistas em atividades como gestão documental, georreferenciamento de lotes e supervisão ocupacional. A cada seis meses, os resultados são apresentados em um workshop.

Eduardo Vedor de Paula, Cyro Fernandes Corrêa Júnior, Marcos Sunye e Nilton Bezerra Guedes / Foto: Ana Vitória Dmengeon Dureck

Para o superintendente do Incra no Paraná, o evento amplia a visibilidade do trabalho realizado: “A gente descentralizou o acompanhamento do trabalho, então nos oito projetos do TED, temos fiscais acompanhando de perto, mas o Incra como um todo pode perder essa visão integrada”, explica, “O workshop oferece esse panorama e gera engajamento. Os produtos foram muito elogiados, o que motiva a todos”. 

Entre os elogios recebidos, destaca-se o do Diretor Substituto de Desenvolvimento Sustentável do Incra José Leal, que veio de Brasília para o evento: “Essa pactuação entre a Universidade e o Incra é uma das melhores já feitas”, defende, “É uma inovação nas nossas metodologias de política pública, em especial a ação de supervisão ocupacional, que traz novidades, modernidade e ações que com certeza vão melhorar a política pública”. 

Também presente, o Reitor da Universidade Federal do Paraná, Marcos Sunye ressaltou a qualidade da gestão e o envolvimento das equipes: “Quando a TED é bem gerenciada e bem dirigida pela unidade, e quando a unidade se envolve, como o Incra está se envolvendo, acontece esse resultado maravilhoso que temos aqui. Por isso, fiz questão de vir aqui: porque é um exemplo a ser reproduzido”, afirma. 

Workshop reúne equipes e propõe novos debates

Na organização do evento, estava a Secretária Executiva do TED Incra, Daine Fudal Ribeiro: “O evento visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, promovendo projetos inovadores no âmbito do Incra e da UFPR”, explica. Ela aponta que o evento trouxe novidades: enquanto antes, as discussões eram sobre as metodologias usadas nos projetos do TED Incra, neste ano foram trazidos temas transversais, importantes para as duas instituições.  

Analista do Incra, Luciano Guimarães ministra palestra/ Foto: Ana Vitória Dmengeon Dureck

A programação começou às 8h30 com o credenciamento e a mesa de abertura, composta pelos integrantes do Incra Nilton Guedes e José Leal e o coordenador do Lageamb, Eduardo Vedor de Paula, com mediação do superintendente substituto do Incra-PR, Cyro Fernandes Corrêa Júnior.

Na sequência, duas palestras abriram espaço para discussões sobre gestão fundiária. Luciano Guimarães, analista do Incra, abordou o histórico e os desafios da gestão fundiária no Paraná. Raquel Sizanoski, doutoranda bolsista do TED Incra, apresentou a palestra “Questão Agrária, Reforma Agrária e Governança: Contexto Histórico, Desafios e Perspectivas”, destacando o papel do TED como solução concreta. 

À tarde, o reitor abriu os trabalhos, seguido pelas apresentações dos oito projetos do programa, com as devolutivas e resultados do semestre.

As entregas dos projetos

O Programa TED é composto por oito projetos com funções específicas. Os Projetos 1 a 5 tratam de gestão documental, supervisão ocupacional, geodésia, análise ambiental e busca cartorial. Já os Projetos 6, 7 e 8 integram e analisam os resultados dos demais. Todos apresentaram os avanços do semestre. Confira os detalhes: 

André Vieira de Freitas apresenta o projeto / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 01 - Gestão Documental

O projeto 01 foi o primeiro a apresentar e destacou a digitalização de documentos feita até agora, entre eles estão mais de um milhão e oitocentas mil páginas; 603 livros fundiários e 520 mapas em grande formato, além da vetorização de 66 mapas. “Essas entregas não só correspondem ao desenvolvimento do Projeto 1, mas sobretudo ao alcance do acesso à informação e à promoção da justiça social via documentos de arquivo”, explica o coordenador do projeto André Vieira de Freitas de Araújo.

Ariane Pigosso / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 02 - Supervisão Ocupacional

As entregas de junho marcam a finalização do trabalho da equipe de Supervisão Ocupacional em municípios iniciados em 2022, como Bandeirantes e Marmeleiro. Neste tempo, foram realizadas 137 análises de regularização fundiária, que envolveram mais de 250 ocupantes. “O avanço reflete o amadurecimento da Supervisão Ocupacional após a revisão do plano de trabalho e das capacitações”, afirma o bolsista técnico, Diego Gustavo Silverio. 

Caio dos Anjos Paiva / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 03 - Geodésia

Entre as principais entregas estão projetos de levantamento para os assentamentos, conjuntos de peças técnicas e planilhas para submissão ao Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF). A subcoordenadora do projeto, Marianne Oliveira avalia que: “A atuação conjunta com o Incra assegura que a distribuição de terras siga critérios técnicos, promovendo a justiça social e sendo uma etapa essencial no processo de titulação dessas áreas”. 

Elias Fernando Berra / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 04 - Ambiental / CAR

O objetivo do Projeto 4 é ajustar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) perimetral em Projetos de Assentamento já certificados e cadastrados nele. A bolsista do projeto, Patrícia Silva Ramos, explica que com um CAR atualizado é possível o controle e monitoramento e o planejamento ambiental, conforme as normas ambientais. “Estamos entregando 14 bases cartográficas, produzidas pela equipe e que ajudam o Incra na regularização ambiental dos PAs”, explica a bolsista. 

Raquel Sizanoski / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 05 - Busca Cartorial

Neste projeto, 185 documentos imobiliários foram encontrados e tiveram as informações extraídas e planilhadas. Eles são resultado de quase 300 protocolos de consulta a 28 serviços registrais. “Esta devolutiva contribui para o conjunto de indicadores relativos à questão fundiária no Estado do Paraná, conectando-se aos resultados de outros projetos do TED/Incra”, afirma a coordenadora do projeto, Raquel Sizanoski. 

Silvana Philippi Camboim / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 06 - Banco de Dados Geográficos

O Projeto 6 apresentou a evolução de três produtos: o Repositório de Arquivos, o Banco de Dados e o Painel de Monitoramento. “Juntas, essas soluções foram desenvolvidas para integrar, organizar e espacializar os dados produzidos pelos demais projetos do programa”, afirma o Bolsista do projeto, Luís Henrique da Costa, “As iniciativas reforçam o compromisso com a transparência e contribuem para a consolidação de uma governança digital mais eficiente no Incra”

Erica do Nascimento Silva / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 07 - Integração

O projeto busca integrar e divulgar de forma clara os resultados do Programa TED Incra, abrangendo pesquisa, extensão, POPs e comunicação. A base do projeto está em conceitos de divulgação e comunicação científica, popularização da ciência e comunicação institucional. “Partimos não só da integração das ações como propósito, mas sobretudo da preocupação em socializar as informações com transparência, linguagem acessível e em diálogo com os públicos estratégicos do programa”, avalia a coordenadora do projeto Regiane Regina Ribeiro. 

Daniel Telles / Foto: Ana Vitória Dureck

Projeto 08 - Gestão

O Projeto 08 é responsável pela gestão do TED e tem como entregáveis os relatórios de prestação de contas: o Relatório Técnico de Atividades (RTA) e o Relatório de Cumprimento de Objeto (RCO). Além disso, é através do olhar macro do projeto 08 que são feitas as alterações necessárias no plano de trabalho. “A gestão do TED-Incra passou por auditorias e recebeu o reconhecimento de boas práticas pela CGU e pelo Incra Nacional, estando presente na produção do manual de TED e curso de capacitação para a gestão de TEDs no país’, explica o professor da UFPR e integrante do TED, Daniel Queiroz Telles. 

pt Portuguese
X