Para o coordenador do Nó Latino-americano, “precisamos aproveitar esse momento em que as pessoas fortaleceram seus laços de amizade, confiança e parceria, para estimular agendas conjuntas”. Com essa perspectiva, foi definida a realização de um novo evento de integração para o ano de 2026, desta vez em formato online. A proposta é reunir os grupos de pesquisa da RIDOT para apresentar seus principais projetos e resultados. “A expansão da RIDOT exige que fortaleçamos ainda mais esses laços e promovamos o conhecimento mútuo entre os integrantes”, completa Vedor.
Para o Lageamb, o evento impulsionou novas articulações institucionais. A Universidade de Cuenca, por exemplo, agendou uma visita de cinco dias ao laboratório para 2026, com a presença de aproximadamente 20 pessoas, entre discentes e docentes da área de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, foi combinado o retorno ao Lageamb do professor Jaime Rebolledo, da Universidad del Bio-Bio, no Chile, para um estágio de 7 a 8 meses. A presença anterior do pesquisador no Brasil já havia possibilitado uma primeira aproximação e agora ele retornará para aprofundar a atuação nos projetos do laboratório.
*A entrevista foi realizada em espanhol, língua nativa da fonte, e depois teve as respostas traduzidas livremente para o português.