Intitulado Geodésia, o projeto desempenha a função de delimitação de áreas, conforme os projetos de parcelamento dos assentamentos do INCRA. Para alcançar esse objetivo, o planejamento, execução e processamento de dados espaciais, requerem uma sequência estruturada de atividades. Entre essas atividades estão incluídas a demarcação e o georreferenciamento e análise espacial dos projetos de assentamentos (PA), imageamento por drones e pesquisa aplicada.
As atividades da Geodésia demandam da equipe um planejamento otimizado, com vistas a garantir a qualidade dos trabalhos de campo e, ao mesmo tempo, minimizar os custos e riscos. Já nas atividades de campo, o foco se concentra no atendimento dos cronogramas de planejamento, com intuito de minimizar custos operacionais e contornar situações não previstas nos planejamentos.
No planejamento dos campos, são realizadas diversas atividades técnicas preliminares, incluindo a análise dos confrontantes e avaliações espaciais, como a verificação da variação do relevo e o uso do solo. Essas etapas buscam identificar incompatibilidades entre o projeto de parcelamento dos assentamentos disponibilizados pelo INCRA. Esse diagnóstico prévio é essencial para garantir que o georreferenciamento resultante seja de alta qualidade, refletindo com precisão as condições reais do terreno.