Noticia_AE_Fazer_ciência

Por que é importante divulgar ciência?

Lageamb e Agência Escola UFPR firmam parceria para fortalecer a divulgação e a popularização científica do laboratório
Por Karen Sailer Kletemberg  

O processo científico, ou o “fazer ciência”, envolve várias etapas. Entre elas, está uma etapa muito relevante: a divulgação. Em 2013, o cientista-chefe do Reino Unido na época, Sir Mark Walport, disse: “science is not finished until it’s communicated”. Em português, poderíamos traduzir para: “a ciência não está finalizada até ser comunicada”. Quando falamos dessa comunicação, é importante ressaltar que ela deve ir além da divulgação apenas para “os pares”, ou seja, para os demais colegas cientistas. A ciência, o conhecimento produzido e os seus processos também precisam chegar até a sociedade como um todo.

Sabendo da relevância dessa etapa no processo científico, o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Paraná (Lageamb) firmou uma parceria inédita com a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR (AE). A colaboração tem como objetivo principal impulsionar a divulgação e a popularização científica de pesquisas e projetos desenvolvidos pelo Laboratório, reforçando o potencial para dialogar com diferentes públicos. Os primeiros passos foram dados em dezembro de 2024 e o lançamento oficial da parceria aconteceu durante a Semana de Planejamento Anual do Lageamb, realizada entre os dias 3 e 6 de fevereiro.

A Semana de Planejamento do Lageamb é um evento anual que reúne toda a equipe do Laboratório. Foto: Laura Krama

Eduardo Vedor de Paula, coordenador do Lageamb, destaca que a importância dessa parceria reside, sobretudo, no fato do Laboratório também ser um Centro de Inovação em Políticas Públicas, que atua com projetos de pesquisa aplicada e, em sua maioria, na extensão tecnológica e com impacto social. “Precisamos potencializar a divulgação desses projetos e, sobretudo, dos resultados que estamos alcançando,” explicou Eduardo. Além disso, ele acrescenta que por serem projetos de alto impacto, é necessário que a informação dos seus resultados atinja um público maior.

Eduardo Vedor (ao meio) junto com parte da equipe multidisciplinar que irá atuar no âmbito da parceria entre o Lageamb e a AE UFPR

CONEXÃO CIÊNCIA E SOCIEDADE
Com o objetivo de estreitar a conexão entre a ciência e a sociedade, a Agência Escola UFPR se une ao Lageamb para compartilhar e transferir o seu conhecimento acerca da comunicação e divulgação científica em diálogo com projetos de grande relevância na área de gestão ambiental. A coordenadora da AE, Regiane Ribeiro, explica que “o fortalecimento de uma cultura científica está diretamente associado a um bom plano de comunicação estratégica e de divulgação científica.”

Durante o lançamento oficial da parceria, Regiane Ribeiro falou sobre a importância da divulgação e popularização da ciência dentro das universidades. Foto: Equipe AE UFPR

Adicionalmente, a coordenadora ressalta que laboratórios com a dimensão e a importância do Lageamb precisam investir nessa frente para consolidar sua identidade institucional e construir reputação para, então, divulgar de forma transparente suas ações, atividades e pesquisas. Assim como, para compartilhar suas estratégias de compliance, captar recursos e, sobretudo, para conectar-se com a sociedade e com os diferentes atores sociais ampliando a participação pública. “Para nós, da AE, é um grande orgulho assumir esse lugar no Lageamb. Estamos certos de que será uma parceria de grandes realizações,” acrescentou ela.
O fortalecimento da divulgação e popularização científica do Laboratório será feito por meio da elaboração de estratégias que incluem, por exemplo, a produção de conteúdos em diferentes formatos. Entre eles estão reportagens jornalísticas, vodcasts (podcasts em vídeo), boletins sonoros, conteúdos para as redes sociais, ações de assessoria de imprensa, entre outros.

Podcast “Bate Pop AE”, que contou com a participação Eduardo Vedor em 2024. Imagem: Reprodução do YouTube da Agência Escola UFPR

ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
A parceria entre as instituições também contará com o desenvolvimento de um projeto de pós-doutorado em Comunicação (PPGCOM/UFPR). A pesquisa produzida por Patricia Goedert Melo, que é bolsista do Lageamb e Gerente de Desenvolvimento Institucional da AE, visa criar e implementar um planejamento estratégico de divulgação e popularização da ciência para o Laboratório. Além disso, pretende analisar como tal iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de uma cultura científica entre os públicos de interesse envolvidos.
Patricia explica que a sua pesquisa irá se concentrar na relação entre comunicação pública, comunicação organizacional e cultura científica. Dessa forma, será possível “refletir não apenas sobre o conhecimento dos fatos científicos, mas também a compreensão dos métodos, processos e valores que norteiam a ciência e sua popularização, bem como sobre políticas de comunicação e planejamento de estratégias”, complementa ela.

Além do lançamento, o plano de ação da parceria foi apresentado por Patricia e Regiane durante a Semana de Planejamento do Lageamb. Foto: Equipe AE UFPR

Outro objetivo da atuação de Patricia no projeto é o de potencializar a participação pública por meio de relações dialógicas. Essas relações poderão ser estabelecidas, por exemplo, através de processos comunicativos em que os públicos de interesse envolvidos com o Laboratório interajam com o conhecimento e o ressignifique de acordo com seus aspectos sociais e culturais.

PROTOCOLO PARA DEMAIS INSTITUIÇÕES
Em relação às expectativas no âmbito dessa parceria, além de estimular a divulgação e popularização científica, há a possibilidade de que os resultados obtidos e a análise do processo de implementação das ações gerem um protocolo metodológico próprio. Dessa forma, com a mediação da AE, esse modelo poderá ser aplicado em demais laboratórios da UFPR ou institutos de Pesquisa

Redes Sociais
pt Portuguese
X