Integração entre Lageamb e C3SL impulsiona inovação em gestão documental

O objetivo inicial da parceria é fortalecer o sistema MapDoc, desenvolvido e largamente utilizado pelo Lageamb 

Por Cecilia Sizanoski | Agência Escola UFPR

27 de novembro de 2025

Uma nova parceria foi firmada entre o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) e o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná para aprimorar o MapDoc, sistema de gestão documental desenvolvido pelo Lageamb no âmbito do TED-Incra. A colaboração marca um novo capítulo para a ferramenta, que se tornou indispensável à digitalização e organização do acervo físico do Incra Paraná. 

Segundo o coordenador da GeoTI, projeto responsável pela tecnologia do Lageamb, Valmir Antunes Pereira, a aproximação nasceu da necessidade de unir competências complementares. “O Lageamb tem recebido uma demanda crescente por governança de dados, mas o desenvolvimento de sistemas complexos foge da nossa atividade-fim. O MapDoc tornou-se crítico para o Projeto de Gestão Documental do TED-Incra e passou a exigir melhorias de performance e estabilidade. Buscamos o C3SL justamente pela excelência técnica”, afirma.

Equipes do Lageamb e C3SL reunidas para reunião inicial sobre a parceria / Foto: Cecilia Sizanoski

MapDoc: plataforma completa de gestão de arquivos

Idealizado pelos bolsistas docentes do laboratório, Daniel Arana e Rodrigo Botelho, o MapDoc nasceu de um problema prático vivido pelas equipes do TED Incra. Segundo Arana, no início da operação, o trabalho era controlado por planilhas e soluções pouco adequadas ao volume de dados e à complexidade do fluxo documental. “Isso gerava desafios sérios: pouca automação, limitações de integração, risco de perda de dados e de inconsistências. Ficou claro que precisávamos de uma ferramenta mais personalizada, alinhada às exigências técnicas da gestão documental pública”, afirma. 

Com o tempo, o sistema evoluiu de um painel simples para uma plataforma completa de gestão operacional e arquivística, reunindo produção, documentos e informações territoriais em uma arquitetura segura e padronizada. Arana destaca que o MapDoc foi estruturado de acordo com várias normas da informação para garantir a autenticidade, integridade e rastreabilidade dos documentos. “Ele reorganizou completamente o fluxo de trabalho. Saímos de planilhas manipuladas por muitas pessoas para um ambiente com banco de dados, trilhas de auditoria e regras claras. Isso trouxe governança, confiabilidade e coerência para um acervo de grande valor jurídico e histórico”, explica. 

Novas aproximações

A relevância do sistema e seu impacto direto na digitalização de milhões de páginas chamaram a atenção do C3SL, grupo de pesquisa atuante no desenvolvimento de soluções computacionais. Agora, eles passam a contribuir tecnicamente para a evolução do software. 

De acordo com a gestora de projetos do Centro, Ianka Antunes, a decisão de firmar a parceria está baseada na possibilidade de compartilhar expertise e aplicar boas práticas de desenvolvimento. “O C3SL entra para implementar melhorias com metodologias de manutenção preventiva, corretiva, adaptativa e evolutiva, fortalecendo a qualidade do software”, aponta. Ela aponta que a parceria também tem relevância estratégica para desenvolver um sistema estável, escalável e sustentável: “Esperamos contribuir para a disseminação da ferramenta, ampliando sua capacidade e facilitando a evolução das funcionalidades”, afirma Ianka. 

Arana reforça que alguns elementos do MapDoc foram decisivos para despertar o interesse do C3SL, como o fato de o software ser totalmente livre, licenciado sob GPL, um tipo de licença que permite o uso, cópia, modificação e distribuição de um programa. “Isso reforça soberania digital e mantém tecnologias estratégicas sob controle da administração pública. Além disso, o sistema lida com acervos sensíveis e tem relevância social, especialmente no contexto da Reforma Agrária”, destaca. Ele também aponta o potencial que a integração de áreas pode oferecer: “A expectativa é de cooperação técnica: mais desenvolvedores analisando o código, propondo melhorias e contribuindo para tornar o sistema ainda mais robusto e útil para instituições públicas.” 

A otimização do MapDoc é apenas o projeto piloto. O Lageamb já planeja incluir o C3SL em novas prospecções e negociações. Além do desenvolvimento de sistemas, a parceria prevê o uso futuro da infraestrutura de Datacenter do C3SL, localizado no Centro Politécnico, para expandir a capacidade de processamento e armazenamento de dados do laboratório. 

pt Portuguese
X