O projeto teve início em abril de 2024 e, desde então, a equipe do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mapeou os riscos e propôs medidas estruturais e não estruturais para o município de Paranaguá (PR), elaborando um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), apresentado em Audiência Pública, realizada no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar). O evento contou com a participação da comunidade local e de órgãos oficiais, além dos integrantes da equipe técnica, que discutiram os resultados e propostas apresentadas. Durante a audiência, foram realizadas sugestões e propostas para a implementação do plano, que serão contempladas nos produtos finais, a serem entregues, formalmente, no final do mês de setembro deste ano.
O trabalho desenvolvido pela universidade, trouxe avanços metodológicos e propostas alinhadas com a realidade local. “Nós acreditamos nesse lugar da universidade pública próxima da sociedade, e esse projeto evidenciou isso! É fundamental que um plano não seja elaborado dentro de um escritório, mas sim no campo! Esse plano foi elaborado para os moradores de Paranaguá, com muito carinho e cuidado!”, garante o coordenador do Lageamb, Eduardo Vedor.
O projeto traz um mapeamento detalhado do município, identificando riscos de alagamentos, inundações com a influência da maré, deslizamentos e até ameaças tecnológicas. Para a Secretária de Planejamento e Gestão de Paranaguá e coordenadora do Comitê Municipal de Gestão de Riscos, Vânia Foes, a audiência não é só um ato formal, mas uma oportunidade de diálogo entre a comunidade local, a equipe do Lageamb e o poder público. “A gente está aqui para conversar. Hoje, os moradores podem trazer suas demandas, acrescentar sugestões, fazer pedidos e até discordar dos resultados apresentados”.