Subsídios Metodológicos para Adaptação Climática em Unidades de Conservação: Planos para as Reservas Naturais Salto Morato e Serra do Tombador

O projeto AdaptaUCs tem como objetivo contribuir para que as Unidades de Conservação brasileiras se adaptem às mudanças climáticas, garantindo a continuidade da prestação de serviços ecossistêmicos e a segurança das comunidades ao seu redor.

O projeto atua em duas em duas frentes principais:  Elaboração dos planos de adaptação climática; Desenvolvimento de um roteiro metodológico participativo para adaptação climática.

Elaboração dos planos de adaptação climática das Reservas Naturais Salto Morato e Serra do Tombador

De maneira colaborativa, serão desenvolvidos Planos de Adaptação às Mudanças Climáticas para as Reservas Naturais Salto Morato (bioma Mata Atlântica) e Serra do Tombador (bioma Cerrado), de maneira a contribuir para gestão das unidades e atualização de seus respectivos planos de manejo, a partir da proposição de medidas estruturais e não estruturais com foco em Soluções baseadas na Natureza – SbN.

Desenvolvimento de um roteiro metodológico participativo para adaptação climática em UCs brasileiras

Um roteiro metodológico será desenvolvido para subsidiar as unidades de conservação brasileiras com estratégias eficazes de enfrentamento às mudanças climáticas. Este documento será desenvolvido a partir de metodologia participativa, direcionada ao fortalecimento dos processos colaborativos entre gestores de UCs, poder público e instituições de pesquisa e conservação. 

 

Conheça nossos outros projetos

Elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) de Paranaguá e Colombo​

Elaboração de solução procedimental-metodológica referente a obtenção de dados altimétricos para subsidiar a demarcação de terras da União no Paraná

Regularização Fundiária das Ocupações Incidentes em Áreas Rurais da União e do Incra-PR

pt Portuguese
X