(14 de julho de 1961 – 28 de janeiro de 2024) 

Com profundo pesar, a Rede Iberoamericana de Observação Territorial (RIDOT) vem informar o falecimento do professor Marco Antonio Arteaga Aguilar. Graduado em biologia e mestrado em estudos urbanos e regionais pela Faculdade de Ciências da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Marco compunha parte do corpo acadêmico de “Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Território” da Universidade Autônoma de Campeche.  

Sua trajetória profissional de 26 anos se orientou ao Ordenamiento Ecológico Territorial, abarcando desde investigação, docência e elaboração de diversas publicações científicas. Foi pioneiro no trabalho de Ordenamiento Ecológico Territorial no estado de Campeche, México. Nos anos 2000, apresentou o Programa Estatal de Ordenamiento Territorial (PEOT), o primeiro realizado em Campeche. Nos anos seguintes foram elaborados os programas de ordenamento de nove municípios do estado.  

Em 2023, participou da realização de seis Ordenamientos Ecológicos Locales Comunitarios do estado de Campeche, um projeto institucional em conjunto entre a Universidade Autônoma de Campeche com a Comisión Nacional Forestal (CONAFOR) e a Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales (SEMARNAT). 

Seu último trabalho foi a realização de um estudo técnico do Programa de Ordenamiento Ecológico Participativo Local (POEL) do município de Candelaria, Campeche (México), com a associação civil Onca, Ecología y Desarrollo Comunitario Sustentable. Membro fundador e colaborador ativo da Red Iberoamericana de Observación Territorial (RIDOT) desde 2009 até o final do ano de 2023.  

Companheiro de trabalho exemplar, sempre será recordado por seu profissionalismo e compromisso, disposto a colaborar, contribuir e aprender. 

 

 

Redes Sociais
pt Portuguese
X