Elaboração de solução procedimental-metodológica referente a obtenção de dados altimétricos para subsidiar a demarcação de terras da União no Paraná, incluindo a implantação da rede geodésica da SPU e capacitações relacionadas. 

A demarcação das Linhas Médias de Enchentes Ordinárias (LMEO) tem como objetivo definir as áreas marginais ao longo dos rios federais, enquanto a demarcação da Linha do Preamar Média (LPM) objetiva delimitar as porções de terra ao longo do litoral brasileiro. Essas demarcações são supervisionadas pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão responsável por administrar o patrimônio imobiliário da União. 

No estado do Paraná, a SPU e a UFPR consolidaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) para subsidiar a demarcação de LMEO e LPM. O projeto, executado no Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB), tem como objetivo contribuir para os aspectos práticos vivenciados pela SPU na demarcação de LMEO e LPM. Isso será alcançado por meio do envolvimento de alunos, professores e técnicos administrativos na coleta de dados topográficos e geodésicos, no desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento desses dados, na capacitação de servidores da SPU e na realização de pesquisas relacionadas à melhoria dos dados altimétricos aplicados à demarcação de LMEO e LPM. 

Leave a reply